Declarações de deputados durante o uso da palavra na sessão desta terça-feira (23) sacudiram ainda mais os bastidores da política em Roraima. O deputado Jorge Everton subiu à tribuna no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima e repudiou atos do governador Antonio Denarium (Progressistas) contra o Poder Legislativo.
Para ele, o chefe do Executivo Estadual tem tentado diminuir as funções dos deputados, principalmente o de legislar. É que Denarium vetou vários projetos de lei, segundo Everton, sem justificativas plausíveis.
“Não estamos aqui apenas para convalidar os atos do Executivo. Todas as vezes que criamos leis, elas são indevidamente vetadas, e eu até acho que seja de forma irresponsável”, disse.
O deputado relembrou dois projetos de lei vetados pelo Governo do Estado: um que tratava da garantia de direito às pessoas com deficiência e outro sobre a emissão de habilitação gratuita para condutores de baixa renda.
Em uma rápida pesquisa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), é possível ver que o Executivo vetou totalmente quase 20 projetos de lei e parcialmente outros seis. Do que adianta elaborar propostas importantes para benefício da população se o Governo irá barrar sem mais nem menos?
Críticas
Ainda na sessão de ontem (23), deputados aproveitaram para criticar uma suposta intervenção do Governo do Estado nas eleições suplementares em Alto Alegre, que vem sendo denunciada nas últimas semanas.
Renato Silva, inclusive, revelou que a cunhada de Catarina Guerra, que é lotada na Secretaria das Cidades, afirmou que teria que ir até Alto Alegre para promover campanha e que estava sendo orientada a induzir o voto de eleitores para o candidato Wagner Nunes.
Para o deputado, Denarium utiliza a máquina pública, abusando do poder político e econômico, para eleger o candidato apoiado pelo governador em Alto Alegre.