Embargos
O acórdão dos embargos de declaração na ação de cassação contra o governador Antonio Denarium (Progressistas), analisados pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) no último dia 23, já foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico da sexta-feira, 26. Depois disso, como cabe recurso ordinário, após as contrarrazões da defesa, acontece a remessa do processo para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Analistas ouvidos pela Parabólica dizem que, até o próximo dia 10, o processo segue para julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lá começa um longo caminho que envolve interposição de recursos, inclusive, pedidos de vistas e novos embargos.
Destaque
Trecho do relatório dos embargos de declaração destaca que “o desenvolvimento de dois programas sociais em afronta” à legislação eleitoral, “com a alocação expressiva de recursos públicos constitui medida eleitoreira caracterizadora de abuso do poder político e econômico”, assim como, “da mesma forma, o aumento exponencial do número de beneficiários de programa social constitui abuso de poder”. Na teoria, não pode.
Processos
O TRE-RR retirou da pauta da sessão de julgamento desta terça-feira, 30, três processos contra o atual prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), e a ex-prefeita Teresa Surita (MDB). Dois processos são de autoria do presidente do Partido Verde (PV), Rudson Leite e um tem como autores o governador Antônio Denarium e seu vice, Edilson Damião (Republicanos). Arthur e Teresa são acusados de utilizarem servidores públicos na campanha eleitoral para o Governo do Estado em 2022. Correligionários dos acusados dizem estar tranquilos quando ao resultado.
Grilagem 1
Pelo visto, o gesto de “endurecer” com o Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) anunciado nesse domingo, 28, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), terá que ser pautado para ocorrer o mais rápido possível. Conforme informações que chegaram à Parabólica, o homicídio de um homem na vicinal do Surrão, no Cantá, guarda graves denúncias contra aquela instituição.
Grilagem 2
Um áudio que já está em poder da polícia revela não apenas o modus operandi utilizado para a grilagem de terras, com a participação de servidores públicos, como nomes e áreas onde a prática tem sido mais recorrente. Na entrevista concedida por Soldado Sampaio, ele admitiu ações para tentar dificultar a vida de pessoas que estão na posse das terras há mais de uma década. O caso promete render e muito. Segundo Sampaio, as áreas mais críticas ocorrem em São João da Baliza (Sul do Estado) envolvendo quase 250 famílias, e no Amajari (Norte do Estado).Play Video
Poder
Outra fala de Sampaio que repercutiu durante esse início de semana foi a de que o governador Antonio Denarium sofre forte influência do seu núcleo familiar, o que não é segredo para ninguém. Tanto que demos em primeira mão, cá na Parabólica, que o anúncio da pré-candidatura da deputada Catarina Guerra (União Brasil) foi feito pela primeira-dama e conselheira do Tribunal de Contas, Simone Souza.
Popstar
E o presidente da Assembleia, Soldado Sampaio, sentiu na pele o efeito “popstar” do governador, apontado pelo próprio, durante a entrevista do domingo. Na publicação da Parabólica no Instagram da Folha, não faltaram críticas magoadas de seguidores de Denarium à fala do parlamentar. A maioria delas acusando o deputado de ingratidão e chantagem política, por espaço na estrutura do Governo.