Ao A CRÍTICA, Antônio Peixoto afirmou que vai recorrer da decisão do TCE. Segundo ele, o julgamento da Corte de contas é apenas uma recomendação, dado que a Câmara Municipal de Itacoatiara ainda não analisou o parecer do Tribunal.
“Quando se exerce um mandato tem que estar preparado. Ninguém trabalha sozinho, você trabalha com uma série de assessores, mas posso assegurar que vamos reverter”, declarou o ex-prefeito.
Durante o ato de entrega da lista na sede do TRE-AM, o presidente da Corte Eleitoral, o desembargador Jorge Lins, assegurou que a análise da lista pelo tribunal dará aos candidatos com as contas reprovadas o “direito à ampla defesa e ao contraditório”.
Ex-vereador
Outro pré-candidato com as contas julgadas reprovadas é o ex-vereador de Manaus Gedeão Amorim. Ele deve concorrer à uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) pelo partido do prefeito David Almeida, Avante.
As prestações de contas reprovadas pelo TCE são da época que Gedeão foi secretário de Estado de Educação na gestão do atual então governador Eduardo Braga.
O ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro também figura com uma prestações de contas de 2014 julgada irregular. Em maio deste ano, a Justiça do Amazonas negou a retomada dos direitos políticos do ex-prefeito. A reportagem não conseguiu contato nem com Gedeão e nem com Adail.
O presidente do Tribunal de Contas, o conselheiro Érico Desterro explicou que a lista passada ao TRE-AM alcança ex-gestores que tiveram as contas reprovadas nos últimos oito anos.
“A decisão de reprovar as contas ainda guarda o direito de recurso e agora cabe à Justiça Eleitoral qual deles de fato se tornarão inelegíveis ou não a partir da lista encaminhada hoje”, declarou durante a entrega do documento no TRE-AM.