O governador de Roraima Antonio Denarium (PP) anunciou nesta quinta-feira (7) que nas eleições de 2024 vai apoiar a deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) como candidata a prefeitura de Boa Vista. O anúncio foi feito durante um evento em Boa Vista, que reuniu autoridades e aliados da base governista.
Ao anunciar o apoio o governador reiterou ao g1 que a escolha foi feita devido à carreira política da parlamentar. Catarina está no segundo mandato como deputada e foi reeleita em 2022 com 4.897 votos.
“Ela tem todas as qualidade pra exercer esse cargo. Inclusive ela é presidente da comissão de orçamento do estado de Roraima. Ou seja, é o cargo mais importante na Assembleia depois do presidente […] ela tem uma grande liderança também aqui na capital, no interior, uma experiência política que vem fazer com que ela esteja apta”, disse.
Catarina aceitou o apoio do governador e também do senador Mecias de Jesus (Republicanos), deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e vice-governador Edilson Damião (Republicanos). Ao anunciar a pré-candidatura, Guerra disse estar “preparada” para a disputa.
“Para eu me avaliar e eu aceitar, eu tive também que me comparar e me sentir permissiva para viver isso […] Eu me vejo sim, capaz e preparada, para seguir nesse desafio”, disse.
Questionado sobre a antecedência em anunciar o apoio a pré-candidatura, Denarium explicou que é para que tenha tempo hábil para fazer campanha. O lançamento das pré-candidaturas inicia em abril.
“O que nós estamos fazendo hoje é o apoio a pré-candidatura, não é o lançamento da candidatura. Nós estamos declarando o apoio e logo logo quando definir os partidos políticos, quem serão os candidatos, é que nós vamos fazer o lançamento oficial”, explicou.
No evento, o líder do partido Progressistas em Roraima e senador Hiran Gonçalves anunciou que Catarina será pré-candidata pelo partido. Atualmente, ela está filiada ao União Brasil. O prazo para se filiar a outras siglas é até o dia 5 de abril, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem é Catarina Guerra
Catarina Guerra está no segundo mandato como deputada estadual — Foto: Ale-RR/Divulgação
Catarina Guerra, 38 anos, foi reeleita em 2022 para o segundo mandato consecutivo como deputada estadual, com 6.939 votos, pelo partido União Brasil. Em 2018 a parlamentar foi eleita pela primeira vez com 4.897 votos pelo partido Solidariedade.
Roraimense, Catarina é advogada, casada e mãe de duas filhas. É filha de Chico Guerra, ex-deputado estadual constituinte e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima.
A parlamentar presidiu a Escola do Legislativo (Escolegis) e foi a terceira-secretária da Mesa Diretora (biênio 2021-2022), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.
Também ocupou a função de vice-presidente da Comissão de Ética Parlamentar e foi eleita vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Cuidado e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).