Nos bastidores da política local, circulou ontem comentários de que o primeiro recurso ordinário contra a decisão de cassação do governador Antonio Denarium (Progressistas) pode ser pautado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já no início de maio. A representação eleitoral trata da distribuição de cestas básicas em troca de votos, por meio de programa social do governo estadual e, como se sabe, está sob a relatoria da ministra Isabel Gallotti. A relatora é casada com um ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Seed
E por falar em boatos, tudo indica que o governador estaria ensaiando o retorno da sua cunhada, Leila Perussolo, para o comando da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), para isso estaria consultando parlamentares e categorias sobre a possibilidade. Por lá, todos os cargos de segundo escalão foram preenchidos por pessoas ligadas à ex-secretária, que irá representar o Governo de Roraima em um evento internacional na Espanha.
Economia
Mais uma filial de uma grande rede de lojas de fora, dessa vez de móveis, fechou suas portas em Roraima. Um dos motivos apontados seria a logística, que se tornou mais cara por conta da estiagem que dificultou a chegada dos produtos para distribuição em Manaus. Outro motivo seria o fechamento dos garimpos em nosso Estado, que a olhos vistos reduziu a circulação de dinheiro. Perde a população, com menos postos de empregos e concorrência no mercado.
Unacon
Um leitor da Coluna fez um apelo para que o Governo do Estado resolva a situação do sistema para confirmação de consultas da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que atende pacientes com câncer. Conforme a mensagem, os médicos não teriam como conferir o histórico no prontuário dos pacientes, o que estaria causando graves consequências para a saúde dessas pessoas, e preocupação para suas famílias. Está registrado!
Informações 1
Um leitor atento da Parabólica comentou as notas de ontem sobre os pedidos de informações encaminhados por deputados estaduais ao governo estadual, destacando que é preciso garantir que seja dada ampla divulgação à sociedade sobre o conteúdo das suas respostas, até para evitar que se tornem meramente uma forma de pressionar o Executivo por mais espaço político e liberação de emendas.Play VideoAdvertisement: 0:07
Informações 2
Um desses pedidos que certamente interessa à população é o de andamento das obras dos hospitais de Pacaraima e Bonfim, isso sem citar a questão em torno da maternidade. Conforme o deputado Renato Silva (Podemos), presidente da Comissão de Viação, Transportes e Obras, há um jogo de empurra-empurra entre os secretários de Infraestrutura e Saúde para definir uma data para a entrega das reformas.
Mais do mesmo
Chamou a atenção de quem assistiu a sessão da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) da terça-feira, 23, uma fala do deputado Renato Silva afirmando que uma prima sua, cargo comissionado em uma secretaria estadual, estaria sendo obrigada a trabalhar na campanha eleitoral de Alto Alegre. Ocorre que também há informações sobre uso de servidores do Poder Legislativo, na mesma situação, para o candidato oposto.
Razão
Renato Silva tem toda razão. Não é para isso que a população de Roraima elege nem representantes do Poder Executivo e nem Legislativo. Não é para isso que profissionais, a grande maioria técnicos capacitados, recebem seus salários. Também não é para essa utilização que as instituições públicas pagam combustível, aluguel de veículos, diárias. E, de fato, é preciso uma atuação mais efetiva da Justiça Eleitoral.
Suspensão
Aliás, demorou mas chegou. Depois das denúncias da utilização da poderosa máquina do Governo do Estado com interferência direta no resultado da eleição suplementar de Alto Alegre, a Justiça decidiu suspender qualquer ação de órgãos estaduais na entrega de benefícios ou mesmo da realização de inscrição para recebimento deles naquele município até a realização do pleito. Se a decisão vai ser obedecida é outra história, como dizemos cá neste espaço ontem, os políticos locais parecem não ter o menor pejo em descumprir ou temer a ação da Justiça ou do Ministério Público.
Compra?
Nesses tempos de arranhões no relacionamento entre alguns deputados estaduais e o governador Antonio Denarium, voltou a circular na Assembleia Legislativa boatos sobre compra de votos para a indicação a vagas no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Tem um parlamentar que até promete entregar provas. Na verdade, já se dá por certa a indicação de mais uma mulher para o TCE, na vaga do atual conselheiro Manoel Dantas que está prestes a se aposentar. A vaga dele, como se sabe, é de indicação direta do governador do Estado, mas precisa ser votada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
Cara de inverno
Hoje, pela primeira vez o dia nas cercanias de Boa Vista amanheceu com a cara de inverno, na verdade da estação chuvosa. Ainda não se sabe o índice pluviométrico medida desde ontem no início da noite, mas choveu sem parar desde então. Nesses tempos de chuva intensa a alegria fica por conta dos carpinteiros especialistas em cobertura com telha cerâmica. São tantos os problemas que eles não têm tempo para atender as solicitações. O resultado é o aumento do preço dos serviços.