O Mr. Olympia 2024, que ocorre em Las Vegas, de 10 a 13 de outubro, é o palco em que os principais atletas de fisiculturismo do mundo buscam a consagração na temporada. Como é o título mais valorizado do esporte na atualidade, a disputa nas 11 categorias promete ser acirrada, ainda que haja fisiculturistas que despontem como favoritos.
Dentre os favoritos, há três brasileiros, dos 49 participantes, com chances altas: Ramon Dino tenta destronar o pentacampeão Chris Bumstead, o CBum, na Classic Physique e Francielle Mattos e Isa Pereira Nunes são as principais candidatas ao título na Wellness, historicamente dominada por brasileiras.
Na Open Bodybuilding, que dá o título de Mr. Olympia ao campeão, Rafael Brandão corre por fora, atrás de outros fisiculturistas mais favoritos, como o norte-americano Derek Lunsford, o nigeriano Samson Dauda e o iraniano Hadi Choopan.
Entretanto, como o Olympia premia os cinco primeiros colocados, com uma premiação total estimada em US$ 1,57 milhão (equivalentes a cerca de R$ 7,85 milhões na cotação atual), é possível que outros brasileiros apareçam no pódio nas categorias masculinas e femininas. Entenda como é o julgamento no fisiculturismo.
Confira os favoritos em cada categoria do Olympia 2024:
Classic Physique
- CBum
- Ramon Dino
- Wesley Vissers
- Urs Kalecinski
- Mike Summerfield
Dedicado só ao Olympia, CBum chega ao Olympia 2024 como pentacampeão, mas com o reinado ameaçado desde o ano passado, quando Ramon Dino ficou em 2º lugar pelo segundo ano seguido, em uma disputa apertada contra o canadense.
O brasileiro era franco favorito no Arnold Classic Ohio 2024, mas, em um resultado surpreendente, perdeu para o holandês Wesley Vissers, que passa a entrar como cotado para o título do Classic Physique no Olympia. Terceiro colocado em 2023, atrás de CBum e Dino, o alemão Urs Kalecinski também está na briga pelo pódio.
Mr. Olympia (Open Bodybuilding)
- Derek Lunsford
- Hadi Choopan
- Chinedu Andrew Obiekea
- Rafael Brandão
- Samson Dauda
Derek Lunsford é o atual campeão da Open Bodybuilding. No ano passado, o norte-americano tornou-se o primeiro fisiculturista a vencer duas categorias, já que, em 2021, levou o título na 212. Dominante, Derek tem o iraniano Hadi Choopan e o nigeriano naturalizado britânico Samson Dauda como principais adversários.
Bicampeão do Arnold Classic South America (em 2022 e 2024) e 3º lugar no Arnold Classic Ohio deste ano, Rafael Brandão tem tudo para estar no top-5, depois da 9ª colocação no Olympia de 2022.
Men’s Physique
- Erin Banks
- Ryan Terry
- Diogo Montenegro
- Corey Morris
- Ali Bilal
212
- Shaun Clarida
- Keone Pearson
- Angel Calderon Frias
- Ahmad Ashkanani
- Kerrith Bajjo
Os norte-americanos Shaun Clarida (2020 e 2022) e Keone Pearson (2023) são os últimos campeões da 212 no Oympia e, novamente, despontam como favoritos para a edição 2024, com o espanhol Angel Calderon por perto para disputar as primeiras colocações, junto de Ahmad Ashkanani, do Kuwait, e Kerrith Bajjo, dos Estados Unidos. Os cinco ficaram no top-5 do ano passado.
Wheelchair
- Rajesh John
- Josué Fabiano
- Harold Kelley
- Gabriele Andriulli
Participando de campeonatos de fisiculturismo desde 2021, Josué Fabiano venceu o Arnold South America em 2023 e chegou ao palco do Mr. Olympia, alcançando a 3ª colocação. Ele está entre os mais cotados para o pódio, mas tem grandes adversários no caminho da vitória na categoria de cadeirantes. O mais vencedor deles é o norte-americano pentacampeão Harold Kelley.
Ms. Olympia
- Angela Yeo
- Andrea Shaw
- Alcione Santos
- Ashley Jones
- Sherry Priami
Tetracampeã, com títulos seguidos desde 2019, a norte-americana Andrea Shaw lidera a lista de favoritas na categoria. O top-5 deve contar ainda com a brasileira Alcione Santos, que obteve a 3ª colocação no Olympia 2023.
Wellness
- Francielle Mattos
- Isa Nunes
- Rayane Fogal
- Giselle Machado
- Elisa Alcantara
Historicamente dominada por brasileiras, a Wellness deve novamente ser quase totalmente verde e amarela. Elisa Alcantara, da República Domicana, tem chances de figurar no pódio, mas provavelmente sem ameaçar o reinado da tricampeã Francielle Mattos.
A maior adversária do principal nome da categoria é outra brasileira, Isa Nunes, vice-campeã nas duas edições passadas e no Arnold Classic Ohio 2024.
Figure
- Cydney Gillon
- Jessica Reyes
- Lola Montez
- Tessa Meetze
- Lena Ramsteiner
Bikini
- Maureen Blanquisco
- Ashley Kaltwasser
- Lauralie Chapados
- Aimee Leann
- Isa Pecini
Women’s Physique
- Sarah Villegas
- Natalia Abraham
- Zama Benta
- Barbara Menage
- Susan Graham
Fitness
- Missy Truscott
- Taylor Learmont
- Jaclyn Baker
- Allison Kramer