O Ministério da Saúde autorizou a ampliação do público alvo da vacina contra a dengue nesta quinta-feira (18). Prefeituras vão poder vacinar pessoas de 4 a 60 anos. A decisão é temporária e vale para as cidades com doses do imunizante que vencem no dia 30 de abril. Ainda não há informações de como vai funcionar essa vacinação no Amazonas.
A autorização foi oficializada através da nota técnica 65/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS. Nela, o Governo Federal orienta que vacinação deve ser ofertada em primeiro momento para pessoas na faixa etária de 6 a 16 anos de idade, mas que ela pode ser ampliada para o grupo geral com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), neste caso pessoas de 4 até 60 anos. A escolha de qual desses públicos deve ser vacinado vai depender da quantidade de doses perto do vencimento no estoque dos municípios, responsáveis pela aplicação do imunizante. A ideia é não permitir que nenhuma remessa seja estragada.
O Ministério da Saúde também determinou que os municípios precisam garantir a segunda dose da vacina para as pessoas que forem vacinadas dentro desta ampliação. A decisão foi tomada durante uma reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), realizada neste dia 17 de abril de 2024. Apesar do conhecimento destes imunizantes perto do vencimento o Governo Federal não tem uma lista com a quantidade de cidades atingidas e quais são elas.
A equipe de A Crítica solicitou informações da Secretária de Estado de Saúde do Amazonas e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas para saber se há municípios amazonenses com doses perto do vencimento e se vão seguir a orientação do Governo. Aguardamos o retorno das autoridades em saúde.